A Cia. Cênica é um grupo teatral rio-pretense atualmente formado por dezessete artistas. Suas pesquisas e ações extrapolam os limites da cena e vêm sendo desenvolvidas a partir dos eixos: dramaturgia autoral e música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico; ocupação artística de espaços urbanos; o popular não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural; compartilhamento de saberes e formação de público.

Em sua trajetória, a Cênica foi contemplada em 03 Editais do ProAC, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e em 06 Editais do Programa Cultura Para Todos / Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto (SP). Além de ter circulado com seus trabalhos por várias unidades do SESI/SP, via editais, como o Viagem Teatral, e por unidades e projetos especiais do Sesc, como o Circuito Sesc de Artes e a Mostra Sesc Cariri de Culturas, a cia. traz em seu currículo a participação em importantes eventos nacionais e internacionais de teatro, como o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (MG), a Mostra Internacional de Teatro da Paraíba (João Pessoa/PB), o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, o FENATA – Festival de Teatro de Ponta Grossa (PR), o Floripa Teatro (Florianópolis/SC) e o Festival Nacional de Teatro de Floriano (PI), conquistando mais de 200 prêmios.

A Cia. é realizadora da “Mostra Cênica”, mantém uma sede na qual desenvolve o projeto “Território Cênico” e, atualmente, possui oito espetáculos em circulação: “Auto da Anunciação” (2008), “Acordes” (2010), “A Cor Silva” (2011), “Por Quê?” (2012), “Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança” (2013), “Virado à Paulista” (2015), “Terra abaixo, Rio acima” (2016) e “Queijo & Goiabada, das canções que você não autorizou pra mim” (2016).

 

SEDE: Aos sete anos de caminhada, completados em março de 2014, a Cia. Cênica conquista sua sede, hoje localizada na região central de São José do Rio Preto. É neste espaço que realiza reuniões, manutenções, ensaios, aulas e treinamentos, desenvolve projetos, recebe parceiros, abriga uma biblioteca teatral e promove eventos culturais e artísticos… Venha nos conhecer!

EQUIPE ARTISTICA

ESPETACULOS